Artigo do Diretor de Atendimento e Planejamento
Criatividade sem prazo de validade
*Gustavo Nasser
Nos últimos 40 anos, o mercado da propaganda e da publicidade passou por diversas e significativas mudanças. Desde a popularização da internet até a ascensão das redes sociais, as agências de propaganda tiveram que se adaptar a um ambiente em constante evolução.
Uma das principais mudanças foi a transição do modelo tradicional de publicidade para o digital. Antes, elas focavam em anúncios em jornais, revistas, rádio e televisão. Hoje, o digital também é uma importante forma de alcançar o público-alvo. As redes sociais, em particular, se tornaram uma ferramenta relevante para as agências de propaganda, permitindo que elas alcancem um público segmentado.
Outra mudança considerável foi a crescente importância da análise de dados. Com a quantidade de informações disponíveis na internet, as agências de propaganda podem coletar dados sobre o comportamento do consumidor e usar essas informações para criar campanhas mais eficazes. A análise de dados também permite que elas meçam o sucesso das suas campanhas de forma mais precisa.
Além disso, a publicidade se tornou mais personalizada. Os profissionais do setor agora podem criar anúncios que são direcionados especificamente para um determinado público-alvo. Isso é possível graças à análise de dados e à segmentação de mercado.
O que não mudou nestes 40 anos, foi a importância de uma habilidade valiosa em muitos campos, principalmente na publicidade – onde é essencial, diga-se de passagem –, e que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada com prática e dedicação: a criatividade.
Uma agência deve se adaptar às mudanças do mercado, investir em qualificação profissional, equipamentos, softwares, soluções tecnológicas de ponta, como a inteligência artificial, mantendo-se atualizada com as últimas tendências, pois o mercado da propaganda é um ambiente em progresso permanente. E tudo isso sempre tendo a criatividade como princípio e espinha dorsal.
Ela proporciona a criação de campanhas únicas e memoráveis, diferenciando a marca do cliente dos seus concorrentes. Também tem o poder de cativar e envolver o público-alvo. Componente-chave na construção e manutenção de marcas eficazes e bem-sucedidas, é vital na resolução de desafios e na superação de obstáculos na medida em que encontra soluções inovadoras para problemas de comunicação. Combustível para a geração de conceitos originais e impactantes, a criatividade impulsiona a inovação buscando novas maneiras de comunicar mensagens e alcançar o público.
Uma agência de propaganda que há 40 anos existe, persiste, resiste e continua sendo reconhecida como potência da sua área de atuação é prova que criatividade não tem limite de tempo ou idade, podendo ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida. Que venham mais 40 anos, com muita criatividade resultados para os clientes!
*Gustavo Nasser é publicitário e socio-proprietário da JA&C Propaganda, que está completando 40 anos de fundação
JA&C completa quatro décadas de existência, sendo a primeira e uma das mais tradicionais agências de publicidade da região de Araçatuba
A primeira e uma das mais tradicionais agências de publicidade da região de Araçatuba chega a quatro décadas de existência marcando a data com o slogan “Criatividade sem prazo de validade”